22/06/2020
Brigadeiro de creme brûlée marajoara: três sabores ancestrais na mesma receita
Misturando receitas do Brasil, França e Ilha do Marajó, especialista em confeitaria, Edilene Morbach, ensina preparo inusitado de doce gourmet
Compartilhe:


Os tradicionais sabores brigadeiro, creme brûlée e queijo de leite de búfala, são considerados seculares e marcantes no paladar das pessoas. Eles estão presentes nos mais variados acontecimentos, sejam em um coffee break ou festas ou outro tipo de ocasião especial. A verdade é que cada um desses sabores se destacam pelo poder de aguçar o sensorial, provocando sensações prazerosas ao serem degustadas.
Pensando em apresentar algo inusitado na confeitaria gourmet, e utilizando ingredientes tradicionais, a profissional da gastronomia com ampla expertise em confeitaria, Edilene Morbach, apresenta a versão Brigadeiro de Creme Brûlée Marajoara. A identidade marajoara fica por conta do Queijo do Marajó Fazenda São Victor.
Segundo Edilene, o despertar para a criação aconteceu decorrente da vontade de transformar o queijo marajoara em opção doce, porém, com um toque bem equilibrado, visando agradar aos mais variados paladares.
“A ideia foi repaginar sabores os quais considero clássicos e saborosos, e assim, oferecer na versão doce, mas algo muito suave, proporcionando uma degustação prazerosa, a ponto de fazer uma viagem sensorial, e deixar um gosto de quero mais”, revela Edilene.
Origem dos sabores
O brigadeiro é um dos doces de chocolate mais famosos no mundo. De origem brasileira, é o “queridinho´´ dos apreciadores de doces. Já o creme brûlée, que em brasileiro quer dizer creme queimado, é de origem francesa. A sobremesa é composta por creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. A clássica receita, inclusive ganhou a versão em brigadeiro, e também está entre as preferidas dos amantes de doce gourmet.
O Queijo do Marajó Fazenda São Victor é uma iguaria bubalina produzida em Salvaterra, situada no Arquipélago do Marajó, no Pará. Popularmente conhecido na região como Queijo do Marajó, possui alta complexidade nos requisitos consistência, textura e sabor. Os diferenciais do queijo se confirmaram com os vários títulos conquistados a nível nacional e internacional, destaques para o Prêmio Queijo Brasil, emplacando com classificações expressivas por duas vezes consecutivas, com o Super Ouro e o Ouro, além da participação na maior competição mundial de queijos e laticínios - Mondial Du Fromage et des Produits Laitiers, na França.
Sem dúvida, a junção desses três sabores considerados ancestrais na gastronomia, e com a proposta uma repaginação em doce gourmet, é no mínimo inusitada, a qual agrega valor e enaltece a confeitaria brasileira.
Abaixo, segue a receita para os verdadeiros amantes de doces, e que gostam fazer os próprios preparos:
Brigadeiro de Creme Brûlée Marajoara
Informações de serviço:
Queijaria Fazenda São Victor
Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA
Contato: (91) 99166-0284
Mídias Sociais: @queijodomarajofazendasaovictor
Sobre Edilene Morbach
Empreendedora da área da gastronomia há mais de 30 anos, com formação em cozinha industrial e confeitaria. Apaixonada por combinações de sabores que provoquem sensações surpreendentes ao paladar.
Endereço: Tv. Humaitá, n.1897.
Contato: (91) 99117-4586 / 9806-7703 / 99233-6828
Mídias Sociais: @morbachsdocesesalgados
FONTE: Accessus Comunicação
Comente esta notícia