Você está aqui : Home > Dicas

Dicas | Guia da Culinária

Aqui você encontra dicas pra deixar suas receitas ainda melhores:

- Acabe com os odores desagradáveis na geladeira.
Coloque um algodão molhado com baunilha.
fechar
- Aprenda a limpar camarão.
Deixe o camarão de molho por 30 minutos em água fria com vinagre e limão, depois tire a tripinha preta que envolve o dorso do camarão.
fechar
- Banana frita sem encharcar.
Passe farinha de trigo na banana e frite, dessa forma ela não fica encharcada de gordura.
fechar
- Biscoitos grudaram na assadeira.
Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos e eles soltarão facilmente.
fechar
- Café requentado.
O café requentado diretamente no fogo fica ruim, porém se colocar o bule em banho maria, ele irá manter o sabor.
fechar
- Cenouras murchas.
Mergulhe-as em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por cerca de 1h. Feito isso, escorra e seque-as levemente, assim as cenouras estão prontas para o consumo.
fechar
- Chá bem forte.
Acrescente uma colher de açúcar na água antes de levantar fervura. O açúcar ajuda a dar mais cor e sabor ao chá.
fechar
- Cobertura de bolo rápida e fácil?
Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

fechar
- Comida derramada dentro do forno microondas? Saiba como limpar.
Para limpar o forno microondas, cubra a mancha com uma toalha de papel molhada e ligue o forno na potência máxima por dez segundos. Quando o forno esfriar, a sujeira sairá com facilidade no papel.
fechar
- Como descascar o alho
Para descascar o alho mais rápido deixe-os no microondas aproximadamente 20 segundos. Assim eles soltam da casca mais fácil.
fechar
- Como eliminar o mau cheiro da fritura.
Após a fritura, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.
fechar
- Como evitar o escurecimento das frutas picadas
Se você vai fazer uma salada de frutas e pica as frutas e vai às separando você corre o risco de que elas escureçam devido a oxidação, para evitar que isso ocorra você pode adicionar umas gotinhas de suco de limão mantendo assim as frutas que você picou clarinhas.
fechar
- Como evitar que a batata se desfaça quando cozida.
Para que a batata não se desfaça quando estiver a fazer um cozido ou caldeirada, regue-a com um bocado de vinagre e verá o resultado positivo.
fechar
- Como evitar que o queijo resseque na geladeira?
Para evitar o ressecamento do queijo quando quarda-lo na geladeira, basta pincela-lo com margarina.
fechar
- Como evitar salmonelose
1. Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular carne de aves e ovos crus;
2. Cozinhar bem os alimentos;
3. Evitar consumo de produtos preparados com ovos crus (exemplos: maionese caseira, gemada);
4. Não utilizar os mesmos utensílios para preparar alimentos crus e cozidos;
5. Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes;
6. Proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

fechar
- Como fazer açúcar vanile?
Açúcar vanile é um açúcar com vanilina (pó concentrado aroma de baunilha). Substitua-o usando; 1 colher de café de essência de baunilha para cada colher de sopa de açúcar.

fechar
- Como remover cheiro do microondas
Coloque um refratário com água e meio limão dentro do forno microondas e liga-lo na potência máxima por aproximadamente 3 minutos, deixe o refratário esfriar dentro do microondas com a porta fechada.
fechar
- Como tirar soro do creme de leite
O soro é aquele líquido meio esbranquiçado que fica sobre o creme de leite quando você abre a lata. Para facilitar na hora de separa o soro do creme de leite, deixe a lata por alguns minutos no congelador.
fechar
- Congelar panquecas.
Intercale-as com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio e congele.
fechar
- Conheça a riqueza nutritiva das cenouras.
Uma das principais riquezas nutritivas da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, pele e as mucosas.

Também é um alimento ótimo para regimes porque não contém gorduras, por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.
fechar
- Conservar as batatas cruas com sua cor natural.
Basta guardá-las cobertas por uma camada de farinha de trigo.

fechar
- Descongelar carne.
Coloque-a embrulhada numa vasilha com água. Adicione sal na água e no embrulho e tampe por uma hora.
fechar
- Dica para evitar que o óleo queime
Para que o óleo de cozinhe não fique preto com as frituras, experimente antes de levá-lo ao fogo colocar uma colherzinha de sobremesa de álcool (a menor possível), mas ATENÇÃO, fazer isso somente antes de levar o óleo ao fogo, jamais fazer isso com óleo já quente. Depois disso seu óleo vai sempre se manter clarinho como novo.
fechar
- Dica para separar a gema e a clara
Lave e seque o ovo antes de quebrá-lo, separe três tigelas, uma para quebrar os ovos, uma para colocar a gema e outra para colocar a clara. Quebre o ovo ao meio, ficando com metade da casca em cada mão, derrame sobre uma das tigelas a clara que já está separada e incline a gema sobre a outra casca e derrame a clara que sobrou na tigela, faça isso quantas vezes for necessário até que a clara e a gema estejam totalmente separadas. Lembre-se de sempre que for quebrar um ovo não quebrar sobre os q já estão separados pois ele pode estar estragado.
fechar
- Dica para usar panela de barro pela 1ª vez
Quando for usar a panela de barro pela primeira vez, você deve untá-la com óleo de cozinha e levá-la ao fogo até que o óleo seque, depois que a panela esfriar lave-a e pronto, sua panela de barro já está pronta para o uso.
fechar
- Esterilizar potes de vidro
Para esterilizar os potes, coloque um pano limpo no fundo de uma panela e disponha os vidros e tampas e cubra com água até que fiquem submersos. Ferva os vidros por 10 minutos e então, retire-os com uma pinça da panela, dispondo de ponta cabeça sobre uma grade de metal ou plástico limpa e esterilizada. Ao evaporar a água, desvirar, envasar e tampar. Além disso você também pode colocar seus vidros já lavados com detergente neutro em uma assadeira e levar ao forno a 200 °C por cerca de 10 minutos. Retirar, envasar e tampar com os vidros ainda quentes. Após o envaze é recomendado descansar os potes virados para baixo por cerca de 10 min para criar o vácuo fazendo sua geleia durar por muito mais tempo. Pode ser consumido assim que chegar à temperatura ambiente, mas o sabor se intensifica após 2 dias do envaze. Armazenado ao abrigo do sol e em temperatura ambiente a geleia pode durar por cerca de 4 meses, após aberta deve ir para geladeira e ser consumida em até 30 dias. Por: Casa Carvalho Gastronomia
fechar
- Evite que o bolo esfarele ao ser cortado.
Para cortar o bolo sem esfarelar, utilize uma faca afiada aquecida em água fervente.
fechar
- Exagerou no alho? Veja a solução.
Se você exagerou no alho, coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, dessa forma o gosto do alho será absorvido.

fechar
- Facilitar seu trabalho quando for encher um saco de confeitar.
Coloque-o com o bico para baixo num copo alto assim você pode enchê-lo sem derramar.
fechar
- Farinha de trigo pode ser congelada?
Sim, congele na própria embalagem ou em sacos plásticos. Ela mantém o mesmo sabor e qualidade.
fechar
- Frango à pururuca.
Passe na pele do frango maionese e leve ao forno para assar, você terá uma pele dourada e pururuca.

fechar
- Gelar a bebida mais depressa.
Enrole a garrafa num guardanapo com algumas pedras de gelo e guarde no congelador.
fechar
- Limpar panelas de alumínio com marcas de queimado.
a) Encha a panela com água e um pouco de sal e deixe agir por uma noite. No dia seguinte, lave a panela normalmente.

b) Passe espuma de sabão na panela e leve-a para esquentar no fogo com um pouco de água, depois passe a esponja de aço enquanto quente.
fechar
- Não alimente as bactérias da pia.
Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza, após o uso da esponja, torça bem e ponha para secar ao sol, depois de seca coloque-a em um suporte adequado com tampa.

Nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.

O paninho usado para enxugar a pia nunca deve ficar molhado, é uma fonte de contaminação. Após o uso, lave-o, torça e deixe secar ao sol.

A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação, o ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.
fechar
- Nutricionista dá 11 dicas de alimentação para todas as idades
Especialista em nutrição da Sodexo On-site Brasil recomenda alimentos que devem ser consumidos para uma dieta rica em nutrientes desde a infância até +60. Sabemos que os alimentos são fortes aliados para garantir mais saúde e qualidade de vida em todas as fases da vida. Com as temperaturas mais frias nesse período do ano, é muito importante continuar cuidando da alimentação para manter a imunidade do corpo contra resfriados e gripes. Além disso, muitas pessoas se queixam que nos meses do outono e inverno sentem mais fome e ficam preocupadas com o aumento de peso e qualidade dos ingredientes ingeridos. Mas isso acontece porque o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura estável, e consequentemente, de uma quantidade maior de alimentos. Com o objetivo de levar sua expertise em alimentação para promover mais bem-estar no dia a dia das pessoas, a Sodexo On-site, líder em serviços de Qualidade de Vida por meio da alimentação e facilities, reuniu dicas de alimentação para os meses do friozinho em conjunto com a nutricionista clínica do programa Mais Saúde Sodexo Giselle Cassitas Duarte, que também é pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia, confira: De olho nas crianças e adolescentes Todos sentem muito as mudanças climáticas, porém as crianças são mais sensíveis às alterações de temperatura e acabam sofrendo com doenças sazonais. Uma boa alimentação pode ajudar a manter a imunidade dos pequenos e minimizar os efeitos do frio. É durante a infância que são formados os hábitos alimentares que a criança irá levar para toda a vida. “Uma alimentação saudável favorece a formação de um intestino saudável, que é o primeiro grande passo para uma boa saúde. Se os processos de digestão e absorção não estão funcionando adequadamente, é provável que os nutrientes não cheguem à célula, e consequentemente a nutrição estará comprometida”, explica Giselle. Nessa fase é importante priorizar a alimentação nutritiva e balanceada, com alimentos in natura, frutas e vegetais fontes de vitaminas como a vitamina A,C e complexo B, para que as crianças tenham o costume de ter uma boa alimentação ao longo dos anos. Além disso, também é essencial priorizar a água como fonte de hidratação, e no caso de sucos, preferir os naturais da fruta ou de polpa sem açúcar. “Uma dieta com pouca variedade de alimentos pode levar à deficiência de algumas vitaminas que podem prejudicar o crescimento, desenvolvimento e a imunidade do corpo. A grande aposta nessa fase é trazer pratos com variedade de cores e alimentos que chamem a atenção das crianças como espinafre, couve, alface e brócolis, cenoura e abóbora. Frutas como laranja, mamão, kiwi, abacaxi e melão também são importantes e devem ser inseridas na alimentação”, afirma a nutricionista. Já durante a adolescência, é preciso evitar o consumo frequente de alimentos superprocessados, principalmente com altas concentrações de açúcar e gordura vegetal/ hidrogenada/trans. Nessa fase, também há o surgimento de acne e a ingestão desses alimentos pode piorar o quadro. Deve-se garantir o consumo de frutas, vegetais e de vitamina A, encontrada em ovos, fígado, leite, e nos carotenoides, como manga, batata doce, abóbora, cenoura, espinafre e couve. O ideal é consumi-los junto a uma fonte de gordura boa, para aumentar ainda mais a absorção dessa vitamina, como por exemplo, purê de abóbora com azeite de oliva extra-virgem ou um lanchinho de manga com castanha do Pará. “Também é necessário incluir na rotina a vitamina C, encontrada no limão, acerola, morango e abacaxi, e vitamina D, produzida durante a exposição ao Sol e presente em vegetais verde escuro e na gema do ovo que ajudam a fortalecer as defesas do corpo”, exemplifica a nutricionista. Adultos Tanto a mulher quanto o homem precisam de energia e disposição para sua rotina frenética diária de estudos, trabalho e cuidados com a casa/família na fase adulta. O ideal é priorizar a alimentação balanceada, com a ingestão de alimentos de todos os grupos e equilibrar proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras para manter o bom funcionamento do corpo e imunidade. Além disso, aos 20 anos o metabolismo funciona muito bem, por isso muitas pessoas tendem a descuidar da sua alimentação, puxadas pela correria do dia a dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. A maior taxa de crescimento foi entre adultos de 25 a 34 anos (84,2%) e de 35 a 44 anos (81,1%). Hoje, no país, 20,7% das mulheres têm obesidade e 18,7% dos homens. “Quando estamos na fase adulta, devemos cuidar muito da alimentação para combater a obesidade e já ir preparando o corpo para o envelhecimento saudável e com qualidade de vida. A obesidade também traz muitas doenças e pré-condições que podem ser agravar. Se praticamos hábitos ruins durante essa fase, principalmente em meses que sentimos mais necessidade de alimentos, fica mais difícil mudá-los para a próxima etapa da vida”, conclui Giselle. A especialista explica que assim como as crianças e adolescentes, os adultos também devem consumir alimentos que tragam vitaminas e minerais para manter as defesas do corpo em dia. “A vitamina A tem função anti-inflamatória e combate os radicais livres, enquanto a vitamina C ajuda a proteger as estruturas das células das ações dos radicais livres que em excesso podem ser tóxicas ao nosso organismo, pois contribuem para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento”, explica. Outros importantes nutrientes que devem receber atenção são o cálcio, através do consumo diário de vegetais verde-escuros e de leite e seus derivados, como queijos e iogurtes, dando preferência para as opções mais naturais, com menos ingredientes e aditivos químicos e também a alimentos que sejam fontes de gorduras boas que, aliadas à uma alimentação equilibrada, podem ajudar a manter os níveis de colesterol estáveis. Estas gorduras podem ser encontradas no abacate, em sementes como linhaça, nozes e chia, oleaginosas como Castanha do Para e amêndoas. 60+ Na idade mais avançada, deve-se estar atento à ingestão de proteínas, mesmo que em forma de suplementação, e garantir o consumo de alimentos ricos em cálcio. “A proteína é essencial para a manutenção da massa muscular, que necessita estar fortalecida para atuar na proteção dos ossos, e ainda ajuda na absorção do cálcio, prevenindo a osteopenia e osteoporose. Por isso, o consumo de leite e seus derivados, e vegetais como couve, agrião e brócolis são essenciais na alimentação diária”, finaliza Giselle. Além disso, conforme a idade avança há um declínio imunológico natural do corpo, por isso os idosos são mais vulneráveis a gripes e ao desenvolvimento de complicações e agravamento de doenças crônicas como diabetes, doenças pulmonares, entre outras. “Idosos devem reforçar o consumo de frutas que são fontes de vitamina C como limão, acerola, morango, caju, além de legumes, como cenoura e tomate, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico”, explica. A nutricionista também separou algumas dicas gerais, independente de idade, que ajudarão a manter a qualidade da alimentação e fortalecer a imunidade do corpo: Alimente-se sempre! “Com o aumento do apetite no inverno, há uma preocupação com a quantidade e qualidade dos ingredientes consumidos, principalmente se a pessoa começa a ganhar peso. Cada organismo funciona diferente, por isso dietas restritivas, jejum ou suplementações devem sempre ser orientados e acompanhados por um nutricionista. Assim evitamos danos ao corpo, perda de massa muscular e a baixa ingestão de nutrientes importantes para o sistema de defesa do nosso corpo”, afirma Giselle. A profissional explica que o ideal é investir em alimentos quentes que dão maior saciedade e que contenham mais fibras. Com a queda nas temperaturas, a salada muito consumida no verão pode não ser uma boa escolha nesse período, pois existe o risco de consumi-la em menor quantidade, devido à temperatura fria! E o ideal é manter a ingestão de legumes e vegetais folhosos no inverno também, e aqui sugiro mudar a forma de preparo: grelhados, refogados, salteados ou em pratos como omeletes, tortas e suflês. “Além disso, podemos compor a dieta com pequenas refeições que tragam gorduras boas, que podem ser encontradas nas sementes oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, além do abacate e do azeite de oliva extra-virgem”, explica. As sopas também são boas opções e podem trazer uma variedade de sabores que agrada a todos. “Para ser uma alimentação completa e rica em ingredientes é fundamental que a sopa tenha alguma proteína, seja carne bovina, frango ou ovo. E sempre aposte em apenas uma fonte de carboidrato como batata (doce ou comum), inhame, mandioquinha ou arroz integral”. Consuma água sempre! Especialistas em alimentação sempre alertam para cuidados com a hidratação em todos os períodos do ano e idades. É fator crucial para o bom funcionamento do organismo, intestino e funções cerebrais. “Para uma pessoa adulta é indicado consumir dois a três litros por dia, mas o ideal é fazer uma conta individual bem fácil: Você multiplica seu peso corporal pelo número 33 (ml), e o resultado é a quantidade de água em litros. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70kg teria que tomar cerca de 2,400 litros de água por dia (70 x 33 = 2.310L). Quando há ingestão de bebida alcoólica, precisamos redobrar a atenção a esse número, intercalando o consumo de água com o consumo da bebida alcoólica, por exemplo. “Outra coisa que as pessoas esquecem é que a hidratação deve ser fracionada: iniciar pela manhã e consumir ao longo do dia, o que também ajuda a atingirmos a necessidade diária recomendada”, comenta Giselle. Os queridinhos da estação também são as bebidas quentes, principalmente com chocolate. “Quem não gosta de um chocolate quente no frio”? Mas devemos prestar atenção na quantidade e qualidade que é consumida. Aposte sempre em chocolates mais amargos como os 60% cacau e sem gordura trans/hidrogenada, por exemplo, que são mais saudáveis. Uma alternativa ao chocolate quente seria aquecer o leite da sua escolha e usar o cacau em pó sem açúcar ou com 70% de cacau, ao invés do achocolatado, que possui alta concentração de açúcar, explica Giselle. Sobre Giselle Cassitas Duarte Pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia e graduada em Nutrição Experiência em nutrição clínica e análise, pesquisa e elaboração de novos produtos alimentícios. Sobre o Programa Mais Saúde Sodexo Solução desenvolvida para atender à necessidade dos clientes Sodexo em obter um programa de saúde que realize um atendimento nutricional clínico, customizado ao público local. Por meio deste atendimento nutricional, o programa contribui para a saúde de todos, pois envolve exames, análises, orientações, cuidados, indicação de dietas, acompanhamento clínico, palestras, lives, eventos educativos e muito mais. https://rhpravoce.com.br/ Tamer Comunicação
fechar
- O que fazer com as sobras de arroz?
Bolinhos: utilize a sobra do arroz, leite, dois ovos, queijo ralado e cheiro verde a gosto. Acrescente farinha até ficar consistente, coloque um pouco de fermento, frite as colheradas em fogo baixo, escorra em papel e sirva quente.

Junte três colheres de sopa de margarina, uma xícara de chá de atum picado, duas colheres de sopa de hortelã, salsa ou coentro picado, três xícaras de chá de sobra de arroz, misture tudo e aqueça por cinco minutos.
fechar
- O bolo queimou.
Não se desespere. Passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta queimada.
fechar
- O molho ficou muito salgado.
Se o molho ficou muito salgado, adicione ao molho uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco.
fechar
- O que fazer se esquecer de botar sal no arroz?
Caso ocorra de você se esquecer de salgar o arroz, basta que você misture a quantidade de sal para aquela porção de arroz em um copo de água e jogar na panela de arroz e deixar no fogo até que a água seque.
fechar
- O segredo da batata frita sequinha.
Depois de cortar as batatas coloque-as em água fervendo por alguns minutos e em seguida em água com gelo. Escorra bem e enxugue-as com pano de prato, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha, coloque o tempero somente após a fritura.
fechar
- Os segredos do mamão.
Uma fatia de mamão ingerida em jejum todos os dias garante o bom funcionamento dos rins e do fígado.
fechar
- Ovos congelados.
Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão, o correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento.
fechar
- Panelas brilhando!
Dissolva algumas gotas de vinagre dentro do detergente, suas panelas vão ficar brilhando e sem gordura.
fechar
- Para limpar e desinfetar a geladeira.
Retire todos os mantimentos da geladeira, coloque-os em uma caixa de isopor para manter refrigerados, limpe toda a geladeira e cada fresta com água e detergente neutro, borrife em toda a geladeira uma solução de água e vinagre de maçã (que é bactericida) na mesma proporção, não se esqueça de passar até na borracha da porta. Sua geladeira ficará livre de germes e bactérias.
Deixe agir por 1 hora, ou se tiver pressa, passe em seguida uma solução de um copo 300 ml de água com bicarbonato de sódio, até que fique no fundo do copo um pouco do bicarbonato, mais ou menos uns 90 grs.

Para retirar o mau cheiro da geladeira ou não deixá-lo invadir sua geladeira, além do bicarbonato que você já passou por toda a geladeira anteriormente, coloque um copinho descartável de café na porta da geladeira, um na parte superior e outra na inferior, com bicarbonato de sódio, dura 1 ano e toda semana pelo menos uma vez, você mexe o bicarbonato.
fechar
- Para o peixe não grudar na assadeira.
Basta colocar fatias de bananas no fundo da assadeira.
fechar
- Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos.
a) Esfregue as mãos com um pouco de leite, ou borra de café, ou então vinagre.

b) Esfregue as mãos com salsa cortada.

c) Outra dica é esfregar as mãos com açúcar e lavar em água corrente em seguida.
fechar
- Pia de mármore encardida.
Para remover as sujeiras esfregue a superfície com uma escova de cerdas bem duras cheia de sal.
fechar
- Polenta! Água quente ou fria?
As receitas de polenta pedem água morna ou quente, mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido).
fechar
- Previna-se do colesterol.
Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre, assim impedirá que a massa absorva muita gordura.

fechar
- Purê aguado.
Para o purê aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.
fechar
- Purê de batatas mais saboroso.
Para dar mais sabor ao purê de batatas acrescente uma clara batida em neve depois de espremer as batatas.
fechar
- Quer evitar aquelas lágrimas ao cortar cebolas?
Basta colocá-la na geladeira por cinco minutos antes de preparar o seu tempero.


fechar
- Remover gordura do forno.
Para remover a gordura do forno, ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima coloque uma panela com amônia e na de baixo outra panela com água fervente, deixe ficar de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água.
fechar
- Remover manchas de catchup, maionese ou refrigerante no tapete.
Tire o excesso com um pano, em seguida, borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água. Esfregue um pano seco, de fora para dentro, repita isso até sair bem a mancha.
Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10, passe o pano. O vinagre cortará a ação do produto químico.
fechar
- Retirar a baba do quiabo.
Primeiramente, lave o quiabo ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois, lave ligeiramente, corte e cozinhe, se preferir coloque algumas gotas de limão no cozimento do quiabo.
fechar
- Retirar o cheiro do alho das mãos.
Depois de descascar o alho, para retirar eficazmente o cheiro, coloque uma faca por baixo da torneira ponha a água a correr e esfregue a faca com as mãos em seguida e molhe novamente as mãos na água que passa pela faca. Acredite que o cheiro é eliminado.
fechar
- Saiba como descongelar peru.
O peru fica mais macio e úmido se for descongelado na geladeira, lentamente.
O descongelamento rápido faz com que o peru perca muita água.
fechar
- Talheres brilhando.
Coloque uma vez por semana em um recipiente com água, umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte.
fechar
- Tempero para frango defumado.
Frango defumado não deve ser temperado. Basta levar ao forno, coberto de pedacinhos de manteiga, o tempo suficiente para aquecer.
fechar
- Untar assadeira de maneira diferente.
Use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo, dessa forma o bolo adquire uma textura diferente e muito saudável.
fechar