Você está aqui : Home > Notícias > Bacalhau: benefícios, dicas de preparo...
08/04/2020

Bacalhau: benefícios, dicas de preparo e receitas fáceis

Além de saboroso, o pescado é uma opção saudável para o consumo, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau

Compartilhe:




Bacalhau: benefícios, dicas de preparo e receitas fáceis
Bacalhau: benefícios, dicas de preparo e receitas fáceis

Mil folhas de bacalhau, bacalhau com endívias e lombo de bacalhau assado com batatas são as sugestões da especialista para celebrar a data

Considerando o atual cenário, talvez não seja possível reunir toda a família em casa no domingo para a tradicional celebração da Páscoa. Mas, isso não significa que a ocasião precise deixar de ser comemorada. Ainda vale apostar nos pratos típicos da época - como do bacalhau, para saborear na data.

Pensando em ajudar quem não tem tantas habilidades na cozinha, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti sugere três opções de receitas com o clássico pescado que são fáceis de preparar e rendem porções menores: mil folhas de bacalhau, salada de bacalhau com endívias e lombo de bacalhau assado com batatas.

De acordo com a profissional, além de extremamente saboroso, o peixe merece um espaço à mesa por fazer muito bem para a saúde. “O bacalhau é um peixe magro e muito rico em proteínas de alta qualidade. Também é fonte de vitaminas A, E, e minerais, como o cálcio, o fósforo e o magnésio”, explica Renata.

Entre os benefícios do consumo, destacam-se a ação dos antioxidantes - que combatem os radicais livres do organismo, a melhora do sistema nervoso central, a prevenção contra anemias, o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos, e até mesmo o alívio dos sintomas da TPM e a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

O ômega-3, também muito associado ao consumo de peixes em geral, soma ainda mais pontos para as vantagens de ter o bacalhau no prato. “Essa gordura boa está associada à melhora no QI em crianças, na redução de náuseas na gestação e na proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, complementa a profissional.

Se você gostou da ideia de comemorar a Páscoa com o sabor único e especial do bacalhau, antes de conferir as receitas, anote essas dicas de preparo da nutricionista:
  • Sempre dessalgar adequadamente o bacalhau antes do uso em receitas;
  • O ideal é fazer a dessalga por 24h ou mais, dependendo do tamanho do peixe;
  • Para a retirada do excesso externo de sal, pode-se lavar o bacalhau em água corrente,e deixar o peixe em um recipiente com água e tampado, dentro da geladeira.
  • A água deve ser trocada, em média, a cada 6 horas.
  • Postas mais grossas e o lombo do bacalhau podem precisar de até 72h para estarem
    completamente dessalgados.
  • A quantidade ideal de água corresponde a 2x o tamanho do bacalhau a ser dessalgado;
  • Evite a dessalga fora da geladeira. Até pode ser mais rápida, mas expõe o alimento a
    um grande risco de contaminação.

  • Agora que você sabe como preparar o peixe, vamos às receitas!

    Lombo de bacalhau com aspargos
    Bolinho de Bacalhau Assado
    Salada de bacalhau prática



    FONTE: Paula Conceição Comunicação








    Comente esta notícia