Você está aqui : Home > Notícias > Prepare um ceia diferente com o alho...
21/12/2021

Prepare um ceia diferente com o alho negro

Saia da mesmice

Compartilhe:




Prepare um ceia diferente com o alho negro
Prepare um ceia diferente com o alho negro

Bacalhau confitado


Com a chegada de dezembro, também chegam as festas, confraternizações e a preparação para a ceia de Natal e Ano Novo. Não tem melhor época do ano para exibir suas habilidades na cozinha com receitas únicas e saborosas. E se você ainda não parou para planejar a ceia, ou não sabe como sair daquela mesmice de todo ano, existe uma solução muito simples para isso: o alho negro.

Se ainda não teve a oportunidade de experimentar o alho negro, não se preocupe! Esta iguaria é tão versátil quanto o alho comum, e é fácil de aplicá-lo a uma variedade de receitas. Mas não se engane, apesar disto, o alho negro tem uma singularidade no sabor como nenhum outro. Ele é adocicado, levemente picante e possui notas de Umami.

Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.

Diferente da sua versão comum, o alho negro tem uma textura macia, que lembra tâmara, onde você pode facilmente desmanchá-lo e/ou espalhá-lo com uma faca. Dica rápida: Faça uma pasta com alho negro e maionese (acrescente pimenta ou ervas secas se preferir), passe no pão normal ou torrado e pronto, você terá um lanche rápido e delicioso.

O alho negro combina muito bem com carnes, massas, risotos, pizzas, hambúrgueres, sopas, saladas, e até em coquetéis e sorvetes. Portanto, quando pensar em surpreender alguém com suas receitas, experimente adicionar este ingrediente, você logo notará uma diferença e uma explosão de sabores no seu prato.

Confira sugestões de receitas incríveis para servir neste Natal e Ano Novo:

Bacalhau confitado com legumes e alho negro

Ingredientes
800g de Bacalhau em postas
50g de Alho Negro do Sítio
½ maço de Brócolis comum
200g de Pimenta Cambuci
4 Cebolas médias
2 caixas de Tomate Cereja (aproximadamente 360g)
1 bulbo de Alho Roxo
900ml de Óleo de Girassol
200ml de Azeite
2 folhas de Louro
3 ramos de Alecrim
2 ramos de Tomilho
Q.B. Salsinha
Q.B. Azeite de Alho Negro

Modo de preparo

BACALHAU

Em uma panela média, coloque o óleo de girassol, o azeite, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim, as folhas de louro, a cabeça de alho roxo cortada ao meio e coloque para aquecer. Disponha as posta de bacalhau, de preferência sem espinhos, os tomates cereja (podem ser vermelhos e amarelos) e a metade da cabeça de alho roxo. Coloque os Alhos Negros na metade do cozimento.

OBS.: O óleo não pode aquecer muito e deve manter uma temperatura até 70°. Para isso, mantenha o fogo bem baixo. Dica: controle a temperatura com a ponta do dedo mergulhada no óleo por pelo menos 5 segundos. Você verá pequenas bolhinhas durante o processo. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Após isso, retire o bacalhau com cuidado para não desmanchar e coloque sobre um papel toalha. Retire também os tomates e o alho roxo, reserve, retire as ervas e por último o Alho Negro do Sítio. Dica: Guarde o óleo aromatizado para futuras preparações!

LEGUMES

Corte as cebolas em pétalas (8 partes), escalde o brócolis em água quente por 1 minuto, corte a pimenta Cambuci ao meio e as pimentas dedo de moça em rodelas. Em uma assadeira, regue azeite generosamente e disponha os legumes. Adicione 1 ramo de tomilho, sal a gosto, os dentes de alho roxo da outra metade da cabeça, regue com azeite e leve ao forno até dourarem.

Cozinhe as batatas em água fervente por 5 minutos e espalhe-as em outra assadeira untada. Coloque sal a gosto, desmanche 1 ramo de alecrim por cima e regue com Azeite de Alho Negro. Coloque no forno até ficarem bem douradas.

MONTAGEM

Opcional: antes de servir, coloque azeite em uma frigideira e grelhe as postas de bacalhau dos dois lados até dourarem. Doure também a metade da cabeça de alho roxo.

Em um prato grande ou em uma travessa, coloque o brócolis e por cima as posta de bacalhau. Em volta, disponha as batatas, o tomate cereja, os legumes, espalhe os dentes de Alho Negro do Sítio e finalize generosamente com o Azeite de Alho Negro. Sugestão: substitua o brócolis ou adicione ao prato folhas de taioba puxadas no azeite e alho.

------------------------------------------------------

Risoto de abóbora Kabocha, cogumelos e alho negro


Ingredientes

Risoto
300g abóbora descascada, cortada em cubos pequenos
1/2 cebola picada
2 dentes alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
200g cogumelo shiitake fatiados
50g alho negro descascado premium da Alho Negro do Sítio
2 xícaras chá de arroz arbóreo
70g queijo parmesão
1 litro caldo de legumes ou até dar o ponto do arroz
Azeite de Alho Negro a gosto para regar no prato
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Salsinha fresca picada

Caldo de legumes
1 cebola
1 cenoura
1 aipo
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta do reino

Modo de Preparo
Primeiro, vamos preparar o caldo de legumes. Corte a cebola, cenoura e o aipo em pedaços grandes. Não é necessário descascar. Coloque todos os legumes numa panela e cubra com 1 litro de água. Adicione as folhas de louro e os grãos de pimenta do reino. Deixe ferver por 5 minutos para apurar o sabor e depois mantenha em fogo baixo enquanto prepara o risoto.

Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue uma pequena parte do alho e cebola cortados em cubos pequenos, junte os cogumelos fatiados e grelhe até ficar macio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Descasque a abóbora Kabocha, retire as sementes e corte em cubos pequenos.

Numa outra panela, aqueça novamente o azeite e frite o restante do alho junto com a cebola. Acrescente a abóbora Kabocha preparada previamente, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, até que a abóbora fique bem macia e comece a desmanchar, virando um purê.

Acrescente o arroz arbóreo e deixe fritar alguns minutos.

Vá acrescentando conchas de caldo de legumes aquecido aos poucos e mexendo sempre. Quando secar, acrescente mais uma concha do caldo e assim por diante.

Quando o arroz chegar no ponto al dente, adicione o queijo parmesão, o alho negro cortados ao meio e a manteiga. Misture bem e acrescente a última concha de caldo de legumes.

Mexendo sempre, deixe a mistura ficar bem cremosa e acerte o sal e a pimenta do reino.

Sirva em seguida dispondo acima os dentes de alho negro picados, os cogumelos grelhados previamente, salsinha fresca picada e o queijo parmesão ralado. Finalize com um fio de azeite de alho negro. Bom apetite!

------------------------------------------------------

Bruschetta com alho negro

Numa tigela, junte os tomates em cubinhos e os dentes de alho negro amassados ao azeite, e misture bem. Acrescente o manjericão, o orégano e o sal a gosto e mexa novamente. Coloque a mistura por cima das fatias de pão já dourados. Você também pode adicionar queijo parmesão ralado e retornar as bruchettas ao forno para esquentar o tomate em cubinhos e derreter o queijo.

Caso prefira, substitua os dentes de alho negro pela Pasta de Alho Negro ou Geleia de Alho Negro. Fica uma delícia!

------------------------------------------------------

Patê de frango com alho negro

Quando seus convidados chegarem, sirva este delicioso patê de alho negro com torradinhas.

Em uma tigela, coloque azeitonas, tomates e cebolas roxas picadas, cenoura ralada, e frango cozido desfiado e temperado a gosto. Adicione a maionese misturada com dentes de alho negro amassado, azeite, sal e pimenta. Mexa bem todos os ingredientes até chegar numa consistência cremosa. Leve a geladeira por 1 hora antes de servir.

------------------------------------------------------

Mais uma última dica:
Adquira o Molho de Alho Negro ou o Pesto de Alho Negro, e regue seu peru de Natal com esses produtos artesanais, ou até mesmo no lombo de porco assado no forno. Ele ficará suculento, a carne macia e ninguém irá resistir ao seu prato. Agora é só colocar a mão na massa (e no alho negro!) e boas festas!

Para comprar o alho negro e diversos outros produtos com a iguaria, acesse:


FONTE: Renata Aquinaga








Comente esta notícia