Você está aqui : Home > Notícias > Sapore e Alex Atala lançam linha...
07/12/2021

Sapore e Alex Atala lançam linha exclusiva de pratos

Refeições assinadas pelo premiado chef brasileiro e produzidas pela Sapore destacam a diversidade de sabores do Brasil, e chegam às gôndolas dos supermercados ainda este ano

Compartilhe:




Sapore e Alex Atala lançam linha exclusiva de pratos
Sapore e Alex Atala lançam linha exclusiva de pratos

Foto: Ricardo D´Angelo


A pandemia provocou muitas mudanças no setor de alimentação, especialmente nos restaurantes, e fez com que grandes marcas revisassem seus conceitos. Inovando mais uma vez, a Sapore, maior multinacional brasileira de restaurantes corporativos, une-se a Alex Atala, chef de cozinha e restaurateur, para reinventar o segmento e lançar este mês uma linha de pratos prontos exclusiva para o varejo. À frente do D.O.M., recentemente com o título de melhor restaurante do Brasil e o terceiro melhor da América Latina, de acordo com a lista do Latin America’s 50 Best Restaurantes 2021 Passado e Futuro, Atala foi eleito ainda como oitavo chef do mundo pelo júri do The Best Chef Awards 2021.

No setor de eventos, a dupla inaugura também um novo conceito para ganhar espaço dentro das oportunidades que estão por vir, a partir de 2022.

Pratos prontos ganham propósito diferenciado para o varejo

O primeiro resultado da parceria é a linha “Sapore in Box por Alex Atala”, que traz a essência do chef representada nas refeições. A ideia é oferecer uma comida bem feita e com segurança alimentar, garantindo ao consumidor uma experiência de alta qualidade e sabor, no conforto de sua casa. Os pratos prontos são uma forma prática e conveniente de divulgar a cozinha brasileira. “A cozinha pode ser, sim, uma ferramenta de defesa e de valorização de saberes e sabores tradicionais brasileiros, e este é um caminho que vamos percorrer”, afirma Alex Atala.

Os pratos chegam para enriquecer e facilitar a alimentação dentro de casa e são elaborados com ingredientes 100% naturais, sem conservantes, produzidos com uma técnica diferenciada para garantir qualidade e sabor. Exemplo disso é o tempo de cocção, que foi calculado para que o ponto final dos alimentos seja atingido durante o processo de descongelamento em casa, garantindo que os ingredientes cheguem à mesa na textura e sabor corretos, ao contrário do que acontece em grande parte das refeições congeladas encontradas no mercado.

Daniel Mendez, presidente da Sapore, afirma que há uma excelente complementariedade nessa parceria. “Nosso plano de negócios inaugura um novo olhar para o setor de alimentação ao aliar mercados que sempre foram considerados opostos. Enquanto a Sapore proporciona toda a estrutura de produção e capacidade de distribuição, Alex Atala traz a qualidade e o sabor da gastronomia às refeições prontas. O objetivo é levar essas novas opções para todo o território nacional e, quem sabe, expandir para a América Latina e outros países. Temos estruturas que podem ser ajustadas, de acordo com a demanda de mercado.”

Para Atala, um dos grandes diferenciais dessa nova linha é aliar praticidade, qualidade e preço acessível: os pratos serão vendidos a partir de R$ 29,00. “O luxo de ontem não é mais o luxo de hoje. Entre os novos luxos está o conforto que, muitas vezes, significa estar em casa e comer bem. Nossa parceria aponta para o que pode ser o futuro do segmento de alimentação.”

O novo projeto permite, ainda, que o chef leve a sua cozinha a mais pessoas, mostrando a potência dos ingredientes e da biodiversidade brasileira para todo o país e, por que não, para todo o mundo. “A palavra biodiversidade somente falada não tem tanto peso. Mas quando provamos, ela tem outro valor percebido”, diz Atala.

Inicialmente, os produtos estarão disponíveis em supermercados e empórios gourmets de São Paulo, em seis opções que trazem o verdadeiro sabor da culinária brasileira. O sabor do nosso litoral está no filé de peixe com alcaparras, purê de banana e arroz 11 grãos; enquanto o reconfortante frango com quiabo é acompanhado com farofa de alho e arroz de brócolis.

Também não poderiam faltar outros sabores bastante tradicionais das mesas país afora, como ragu de rabada com mandioca assada e arroz branco; picadinho de filé guarnecido com farofa de alho e arroz branco; e carne cozida acompanhada de purê de batata, brócolis e couve-flor no vapor. O estrogonofe, outra paixão nacional, ganha a versão vegana ao ser preparado com grão-de-bico e acompanhado de arroz branco e batata em cubos.

Parceria inaugura novo conceito para o setor de eventos

Outro foco da união entre a Sapore e Alex Atala é o segmento de eventos, cuja expectativa é de amplo crescimento a partir de 2022, com o avanço da vacinação.

“A Sapore tem uma grande experiência nesse setor. Fizemos, por exemplo, as Olimpíadas no Rio, o que nos trouxe uma ampla capacitação. Fazer alimentação em grande quantidade e com qualidade nos habilitou a estar junto com o Atala para trazer o melhor resultado, uma vez que temos a estrutura e ele tem o conhecimento da alta gastronomia. Unindo os dois, temos o necessário para entregar um produto com qualidade assegurada e uma experiência única aos nossos clientes”, afirma Mendez.

Além dos jogos olímpicos e paralímpicos de 2016, a Sapore foi a responsável por toda a gestão de alimentos e bebidas dos dois últimos festivais Lollapalooza, campeonatos de hipismo DTC Tour 2020 e 2021, organizados pelo Doda Training Center, e, recentemente, firmou parceria com o Beto Carrero World, sendo a responsável pela gastronomia do Festival MasterChef Brasil e da Oktoberfest.

Atala destaca que, apesar de ser uma nova iniciativa, aliando dois mundos diferentes do setor alimentício, as duas empresas acumulam um grande conhecimento nessa área. “Nos últimos 7 anos, no D.O.M., fizemos vários eventos, como o XP Experience, atendendo até 22 mil pessoas por dia, Fórmula 1, o Carnaval no Rio de Janeiro, e foi um balão de ensaio para andarmos de braços dados com a Sapore nessa nova empreitada. A empresa é uma fortaleza, uma retaguarda que nos deixa muito seguros e sabemos que vamos contribuir, porque é um segmento que já conhecemos. Esse foi um caminho de amadurecimento, não apenas meu, mas de toda a equipe do D.O.M. restaurante para conseguir atender essa retaguarda. Temos bons artilheiros para isso!”

FONTE: Virta Comunicação








Comente esta notícia