Dia do Milho: alimento Umami para uma alimentação saudável | Guia da Culinária
 
 
 
 
Você está aqui : Home > Notícias > Dia do Milho: alimento Umami para uma...
24/05/2018

Dia do Milho: alimento Umami para uma alimentação saudável

Além de estar presente em diversas receitas, o milho é grande aliado na saúde dos consumidores

Compartilhe:




Dia do Milho: alimento Umami para uma alimentação saudável
Dia do Milho: alimento Umami para uma alimentação saudável

Maio de 2017 - Hoje (24), é comemorado o Dia Nacional do Milho. Protagonista na mesa dos brasileiros, o alimento é utilizado na preparação de diversos pratos como canjica, mingau, curau, bolo, pipoca e outras comidas que são bem conhecidas e apreciadas em todo o Brasil. Tanto em receitas doces quanto em salgadas, o milho é um destaque gastronômico por sua facilidade de preparo, baixo preço e gosto marcante.

Fonte de fibras, o milho é um grande aliado da saúde. De acordo com Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami - organização responsável pela divulgação do gosto umami no Brasil -, o alimento ajuda o trânsito intestinal e é uma boa fonte de energia. “A cada 100g, o milho conta com 28,6g de carboidratos, 138 calorias, 3,9g de fibras, 6,6g de proteínas e é um cereal que não contém glúten”, explica a nutricionista.

Além disso, o milho contém 106mg de glutamato por 100g, sendo considerado um alimento umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. “O quinto gosto proporciona benefícios à saúde, como o aumento da salivação, o que auxilia o processo de mastigação, além de ajudar na digestão de proteínas´´, finaliza a nutricionista.

E, para deixar a semana mais saborosa, Marília Zagato separou uma receita com milho. Confira o modo de preparo:
Creme de milho com renda de parmesãoUMAMI -

FONTE: Race Comunicação








Comente esta notícia