Você está aqui : Home > Notícias > O segredo do restaurante El Celler de...
03/11/2014

O segredo do restaurante El Celler de Can Roca

Livro da Editora Senac São Paulo retrata mais de 25 anos de histórias e receitas de um dos melhores restaurantes do mundo

Compartilhe:



El Celler de Can Roca, dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, foi considerado o “melhor restaurante do mundo”, em 2013, pela revista britânica Restaurant. Situado na cidade de Girona, Catalunha, começou de maneira bastante humilde e seus proprietários nem sonhavam que o restaurante alcançaria tal conquista.

São mais de 25 anos de histórias, propondo transversalidade, ousadia e liberdade, transformando vinho em doces, literatura em pratos, dando concretude ao perfume e capturando a alma, sem nunca perder o senso de humor, como mostrado na sobremesa Gol de Messi, que, assim como o jogador, faz o maior sucesso.

Em todo processo que envolve a criação de um prato, os chefs buscam explorar os sentidos, as emoções e propiciar ao cliente uma verdadeira experiência por meio do paladar, que tanto pode evocar memórias como romper convenções sociais que nos afastam da real experiência.

E por que não dividir toda essa tradição? Pensando nisso, os irmãos decidiram escrever o livro El Celler de Can Roca, rico, criativo e repleto de informações e receitas preciosas para mostrar quem são e o que têm aprendido. Talvez nem todos os pratos possam ser executados em uma cozinha convencional, já que exigem tecnologia avançada ou ingredientes nem sempre encontrados facilmente no mercado nacional. Mesmo assim, vale a pena aproximar-se desse universo por seu poder inspirador, livre e realmente autêntico.

Os irmãos Roca resumiram o desejo de escrever o livro: “Bebemos de diversas fontes culinárias, queremos agora ser uma fonte que flui. Como três rochas - fazendo alusão ao sobrenome Roca, que significa rocha – que foram lapidadas ao longo do tempo, queremos mostrar a combinação de nossos três estilos, a convivência fraternal, o aperfeiçoamento profissional e ilustrar como demos asas ao processo criativo: com seis mãos, três cérebros e um só chapéu. Esse nosso trabalho transversal, que desemboca na cozinha de vanguarda”.

A publicação da Editora Senac São Paulo é indispensável para os amantes da alta cozinha, pesquisadores e críticos da boa mesa. Como um verso ou uma canção, o disfrute do paladar é como a efêmera arte que só deixa na memória aquele gosto inesquecível de algo a ser recordado, sempre, e de coração.

Trata-se de uma tentativa de resumir a joie de vivre, a gastronomia com maiúsculas e em primeira pessoa, de mostrar uma vida obstinada na procura do sabor e do saber sentir. Uma vida plena de aprendizado, sorte, alegria, teimosia, perseverança, divertimento, fé e paixão. A ideia do livro é deixar um registro material e duradouro da experiência de Joan, Josep e Jordi Roca e, ao mesmo tempo, cumprir o objetivo de escrever uma crônica da cozinha de vanguarda do final do século 20 e princípio do século 21.

El Celler de Can Roca mostra a influência da literatura culinária clássica e moderna nos pratos do Celler, a revisão dos molhos – a base da cozinha de Joan Roca, a adega sensorial, o intercâmbio criativo, atualização do cozimento a vácuo, perfume-cocção, a impregnação de aromas, e especialmente as sobremesas deliciosas do restaurante, e muito mais.

Serviço:
El Celler de Can Roca
Autores: Joan Roca, Josep Roca e Jordi Roca
Editora: Editora Senac São Paulo
Tradução: Maria Del Carmen Ferrer Briones, Sandra Trabucco Valenzuela e Fabiana Brunini Dupont
Número de páginas: 466



FONTE: In Press Porter Novelli








Comente esta notícia