Você está aqui : Home > Notícias > Café do Centro dá dicas de como...
20/03/2014

Café do Centro dá dicas de como harmonizar os sabores da gastronomia com a bebida gourmet

O café ganhou status de alimento: muitos médicos recomendam de duas a três xícaras de café, sem açúcar, por dia para a manutenção de uma boa saúde

Compartilhe:



Por este e outros motivos, a bebida passou a ter maior evidência na gastronomia, sendo incorporada em pratos doces e salgados, já que é um ingrediente que harmoniza com ambos os sabores.

Para harmonização com receitas elaboradas ou do dia a dia, é preciso levar em consideração o terroir de cada café, que influencia diretamente nas características que a bebida (e a combinação) terá. “O café do Sul de Minas é uma bebida mais frutada e encorpada, harmonizando com doces como chocolate ou caramelo, ideal para ser degustado depois das refeições. Já o café da Bahia resulta em um sabor de vanilla mais suave, com menos corpo”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, barista do Café do Centro.

As combinações com café podem ser feitas por similaridade: receitas mais encorpadas harmonizam com a bebida mais forte. “No caso de uma feijoada, o Café do Centro Gourmet seria o café ideal porque é encorpado e facilita a digestão”, explica Rodrigues. A harmonização também pode ser feita por contraste, no caso de um prato mais salgado que pede um café mais doce. “Podemos harmonizar o blend do Café do Centro Peneira 19, um café extremamente adocicado, com massas com molho com queijo ou bolonhesa, onde fica evidente o contraste de sabores”, completa.


FONTE: Agência Ideal








Comente esta notícia