Você está aqui : Home > Notícias > Salton na Avaliação Nacional de Vinhos
09/11/2023

Salton na Avaliação Nacional de Vinhos

Salton figura entre os destaques da 31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023

Compartilhe:




Salton na Avaliação Nacional de Vinhos
Salton na Avaliação Nacional de Vinhos

Foto: Daniela Radavelli


A Salton figura entre os destaques da 31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023, que ocorreu neste sábado (4), em Bento Gonçalves, com uma amostra de vinho elaborado a partir da variedade Merlot, cultivada na região da Campanha. A novidade dá volume à lista de premiações que a vinícola gaúcha vem recebendo recentemente - apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, conquistados só nos três últimos anos. Desta vez, a amostra da Salton foi destaque na categoria vinho tinto jovem e está na seleta lista das 16 mais expressivas da safra 2023, no evento realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Em 2023, a Salton celebra 113 anos com a chegada da marca em novos territórios internacionais como França, Gana, Holanda, Maldivas, Nova Zelândia e Hong Kong. Líder do segmento de espumantes em território nacional, a vinícola é considerada também a mais antiga em funcionamento no país. Figurar entre os destaques da 31ª Avaliação Nacional de Vinhos com uma amostra de vinho tinto jovem mostra a versatilidade da vinícola na elaboração de espumantes e de vinhos com qualidade reconhecida pelo mundo afora.

Ainda neste ano, a Salton se destacou entre as marcas nacionais ao acumular 11 medalhas com diferentes rótulos no Concurso Internacional de Vinhos e Licores - Vinus, atingindo pontuação superior a 95 pontos e, por isso, conquistou três medalhas Ouro Duplo, distinção máxima do prêmio. Salton Espumante Moscatel, Salton Lucia Canei e Salton Ouro Espumante Brut Rosé são as três bebidas que subiram ao pódio. Também teve dois rótulos entre os agraciados com o Destaque Sabre de Ouro no 13º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em outubro, em Garibaldi (RS). De acordo com a organização, o Sabre Ouro é um reconhecimento a espumantes que se sobressaíram em suas categorias, com o objetivo de exaltar ainda mais a produção nacional.

A Avaliação

A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reuniu, nesta edição, 503 amostras de 74 vinícolas de sete estados brasileiros – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo -, além do Distrito Federal. Os vinhos foram degustados às cegas por 90 enólogos durante o mês de setembro e o resultado foi compartilhado com o público neste sábado. Enólogos, sommeliers e enófilos são os comentaristas de cada vinho eleito. São pessoas de diferentes estilos, de diversas profissões, mas que têm em comum o gosto pelo vinho.



FONTE: Apura Conteúdo








Comente esta notícia