Você está aqui : Home > Notícias > Peixe, para trazer boas energias na...
29/12/2021

Peixe, para trazer boas energias na virada do ano

O chefe Pedro Amaral do restaurante Amazônia Soul em São Paulo ensina o preparo do filhote grelhado com farofa paraense

Compartilhe:




Peixe, para trazer boas energias na virada do ano
Peixe, para trazer boas energias na virada do ano

As festas de fim de ano de 2021, são as mais aguardadas por todos que não puderam comemorar no ano passado. Com o avanço da vacinação no Brasil e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, será possível reunir a família em volta da mesa para comemorar a chegada do próximo ano.

E que tal dar uma diversificada no menu este ano? O chefe Pedro do restaurante de culinária Paraense, Amazônia Soul em São Paulo, ensina o preparo de uma farofa paraense e do Filhote, um peixe famoso na região amazônica.

O peixe é um alimento sinônimo de saúde e que tem uma simbologia muito grande, para quem acredita em superstições e simpatias para o final do ano. Por estar presente em diversas passagens da bíblia e no milagre da multiplicação de Jesus, tem um importante significado para os cristãos, o peixe também é símbolo de prosperidade, fertilidade e abundância, pela sua capacidade de se reproduzir e por não ficar sozinho.

“O filhote está presente na mesa do paraense o ano inteiro, e no dia da celebração do réveillon não poderia ser diferente” Pedro Amaral.

Farofa Paraense

Ingredientes:
60g de manteiga com sal
Sal a gosto. (Recomendo 3g)
40g de cebola picada
300g de farinha d´água de mandioca
150g de castanha do Pará picada (pode ser em pedaços ou em laminadas)

Preparo:
Derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar, em seguida adicione a farinha de mandioca d’água e a castanha do Pará, mexa até a farinha pegar o gosto da manteiga e torrar bem, por fim acerte o ponto do sal.

Caso queira, pode adicionar chicória do Pará no lugar da castanha, a farofa ficará bem perfumada e saborosa.

Peixe Filhote

Ingredientes:
1 Kg Filhote em postas
Azeite a gosto
Suco de 2 Limões
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Preparo:
Tempere o peixe com azeite, sal, limão e pimenta do reino e deixe ele marinando por 10 minutos. Regue uma frigideira com azeite e coloque as postas do peixe com o couro para baixo, após 5 minutos vire o peixe e deixe dourar. Sirva com a farofa paraense e arroz branco.

Sobre o Chef Pedro Amaral:

Pedro Henrique Amaral utiliza o melhor da culinária Paraense, em seus pratos, unindo aromas e sabores, com muita delicadeza.

Como um típico paraense raiz, aprendeu desde pequeno como manipular os ingredientes tão ricos da gastronomia nortista, e resolveu levar para todo Brasil os sabores do estado do Pará.

Atualmente o chef comanda o restaurante Amazônia Soul, na Vila Mariana em São Paulo, onde oferece pratos típicos paraenses. Suas matérias primas vêm semanalmente de Belém. Peixes, camarões, tucupi, jambu e o mais puro açaí desembarcam em São Paulo para serem estrelas no restaurante do Chef.

Instagram:
Site:
Cardápio e produtos do empório Amazônia Soul:

Horário de funcionamento do restaurante na semana do Réveillon.
Terça 28/12 - 12h às 22h
Quarta 29/12 - 12h às 22h
Quinta 30/12 - 12h às 22h


FONTE: Rodrigo / Amazônia Soul








Comente esta notícia