Você está aqui : Home > Notícias > Bebidas funcionais contribuem para a...
06/11/2020

Bebidas funcionais contribuem para a saúde e nutrição no dia a dia

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, sugere as bebidas como complemento na rotina para melhorar a imunidade, a disposição e até a beleza

Compartilhe:




Bebidas funcionais contribuem para a saúde e nutrição no dia a dia
Bebidas funcionais contribuem para a saúde e nutrição no dia a dia

Profissional dá dicas para o preparo caseiro com diferentes objetivos e ensina o passo a passo de duas sugestões refrescantes: smoothie de frutas vermelhas com hortelã e shake de água de coco com abacaxi e açafrão

Os adeptos de um estilo de vida mais saudável com certeza já devem ter ouvido falar sobre as bebidas funcionais – opções que têm ganhado cada vez mais destaque por serem alternativas práticas e saborosas que contribuem para a hidratação e para o aporte de nutrientes do organismo, como explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“As bebidas funcionais são ricas em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias, que podem atuar na prevenção de doenças e melhorar a saúde e a qualidade de vida de quem consome”, ressalta a profissional.

Os benefícios podem se relacionar com o fortalecimento da imunidade, melhora na função intestinal e na disposição e até contribuir com a beleza, deixando o aspecto e a textura da pele mais bonitas.

De acordo com Renata, as receitas funcionais podem resultar em sucos, chás, suchás, smoothies e shakes dos mais diversos sabores. O indicado é que a bebida sempre seja feita com ingredientes naturais e variados, para oferecer diferente nutrientes.

“Água de coco batida com frutas, com açafrão, chás gelados misturados com sucos naturais, frutas batidas com vegetais (cenoura, beterraba, couve, espinafre), frutas congeladas batidas formando os smoothies são ótimos exemplos de bebidas funcionais”, exemplifica Renata.

Dependendo da composição, as bebidas funcionais podem ser utilizadas em diversas situações. Renata elencou alguma delas:

· Para esportistas, é importante que as bebidas forneçam energia e ajudem na hidratação, bons ingredientes são água de coco e frutas.

· Para pessoas que buscam melhora na imunidade, é interessante acrescentar mel, própolis, gengibre, limão na receita.

· Se o foco for melhora na função intestinal, é necessário que a bebida tenha uma boa quantidade de fibras, como cenoura, couve, laranja, beterraba e que seja consumida sem coar, para não perder nenhum nutriente no processo.

· Para a pele, o ideal são bebidas contendo cenoura, beterraba, laranja, açafrão, limão, morango, que são fontes de betacaroteno e outros antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelo sol.


Ainda que as bebidas funcionais apresentem diversas vantagens para a saúde, a nutricionista do Oba Hortifruti ressalta que isso não significa sinal verde para a ingestão exagerada. “ É importante observar o valor calórico das bebidas, pois elas podem conter um alto teor de calorias e atrapalhar algumas estratégias nutricionais”.

Gostou das dicas? Então, confira o passo a passo de smoothie de frutas vermelhas com hortelã e shake de água de coco com abacaxi e açafrão sugeridos por Renata!

Smoothie de frutas vermelhas com hortelã
Shake de água de coco com abacaxi e açafrão

Hortifruti -

FONTE: Paula Conceição Comunicação








Comente esta notícia