Você está aqui : Home > Notícias > Restaurante Copan tem como destaque...
25/02/2019

Restaurante Copan tem como destaque cardápio temático da culinária paulistana

Com números expressivos em termos de população e território, a cidade de São Paulo tem características muito diferentes do restante do país

Compartilhe:




Restaurante Copan tem como destaque cardápio temático da culinária paulistana
Restaurante Copan tem como destaque cardápio temático da culinária paulistana

Foto: Gabriel Macedo


Com diversas culturas, graças à forma como se desenvolveu, a culinária paulistana que conhecemos hoje é, na verdade, uma mistura de receitas de outros lugares do mundo, transformada com toques brasileiríssimos!

A variedade agrada a qualquer tipo de paladar e até os clientes mais exigentes acabam se rendendo aos encantos do cardápio tradicional da Terra da Garoa. E você, ficou com água na boca?

Então você pode conferir no novo cardápio temático que o tradicional restaurante e Pizzaria Copan está disponibilizando aos clientes, homenageando a cidade de São Paulo. De segunda a sábado no almoço, sempre haverá a famosa pizza e mais um prato temático para você degustar. Na segunda feira, o delicioso picadinho de filé mignon. Já na terça-feira, a dica especial é para o virado à paulista. Quarta feira é o dia da feijoada. Na quinta feira tem o festival de massas, já na sexta feira o Copan está resgatando o tradicional cuscuz que é servido com salada e arroz birô-birô.

A cidade de São Paulo

A história da cidade de São Paulo se confunde com a própria história do Brasil. Atualmente, é o município mais populoso do país, tendo cerca de 11,9 milhões de habitantes de acordo com dados do IBGE de 2014. É também gigante em território, com área de aproximadamente 1.521 km quadrados.

Como se não bastasse, a capital recebe o título de segunda maior cidade do mundo em número de restaurantes. Conta, por exemplo, com nada menos do que 3.200 padarias e 4.500 pizzarias em sua grande região, e ainda contém 6 dos 50 melhores restaurantes da América Latina.

A história da culinária paulista

Em 1711, aproximadamente, o povoado de São Paulo de Piratininga passou a ser reconhecido como cidade e, até o fim do século XVIII, o desenvolvimento nesta região era bastante fraco. Vários foram os fatores que contribuíram para essa realidade, inclusive a falta de mão de obra.

A realidade começou a mudar com o início da produção de café. Pouco a pouco este novo negócio conseguiu expansão e passou a fortalecer a economia da cidade. Com os bons resultados observados, imigrantes de vários países vieram para a região em busca de oportunidades, como espanhóis, japoneses, poloneses, alemães, libaneses, entre outros.

Com a chegada desses diferentes povos, várias foram as divergências encontradas na cultura, na linguagem de comunicação e na culinária. Com isso, a cidade de São Paulo se tornou uma terra com diversas etnias e culturas, e é conhecida até hoje por sua miscigenação.

Os pratos típicos da culinária paulista

A culinária, foi a grande herança deixada por esses povos. Dos portugueses vieram as caldeiradas, os bolinhos e os ensopados. Dos afro-indígenas, junto com os tropeiros, vieram a mandioca frita e o arroz de carreteiro. Dos sírios e libaneses, a esfiha, o cuscuz e o quibe. Dos japoneses, o sushi, e assim por diante. É por isso que hoje são encontrados tantos pratos diferentes na cidade.

Mas muitos pratos foram modificados, recebendo toques brasileiros nos temperos e na forma de preparo, e acabaram se tornando pratos típicos da culinária paulistana, aqueles que você não pode deixar de conhecer!

1. Cuscuz

Esse é um prato de origem árabe e a relação desse povo é muito forte em todo o país. Como não poderia deixar de ser, a sua cultura e as suas tradições impactaram bastante a culinária paulistana, e atualmente temos um grande número de estabelecimentos especializados nesse tipo de gastronomia.

O cuscuz é feito à base de uma massa de milho e cozido no vapor. Pode apresentar recheios variados e que já se misturam com as preferências dos brasileiros. Os mais habituais, no entanto, são os de carne, peixe e frango.

2. Pizza

Como falar da culinária paulistana sem falar da Itália e, mais precisamente, de pizza? O número de pizzarias na cidade é expressivo e esse prato é um dos favoritos dos paulistas. As cantinas do Bexiga, por exemplo, produzem alguns dos melhores exemplares do país e atraem visitantes até de fora do estado.

Se a receita original pode ter vindo de Nápoles ou da região da Sardenha, aqui ela foi bastante aprimorada, e há quem diga que essa releitura é melhor do que a receita original. Os destaques da cidade são a portuguesa e a calabresa, regadas a muito azeite de oliva. Não se esqueça de que aqui usar ketchup é pecado mortal!

3. Virado à paulista

Este é um dos pratos mais tradicionais da capital e faz parte do dia a dia da culinária paulista. É muito procurado no almoço não apenas porque é uma delícia, mas também porque dá energia e disposição para encarar o resto do expediente.

É feito basicamente com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, bisteca, linguiça, torresmo ou bacon, couve refogada, ovo frito e banana à milanesa. Existem algumas pequenas variações aqui e ali de acordo com o restaurante, mas o resultado é sempre apetitoso!

4. Feijoada

É uma tradição quase sagrada sempre ter feijoada às quartas-feiras e aos sábados pelos restaurantes e botecos da cidade. A feijuca é um dos queridinhos da semana e conseguem agradar a todos os gostos, já que pode ser servida de uma maneira mais light ou bem completinha.

Sempre acompanhada de arroz, a feijoada consiste em um guisado de feijão-preto com carnes de porco e boi. A versão light acompanha carne de sol, linguiça, costelinha e lombo; A opção mais completa conta com pés, orelhas e rabo de porco, além é claro, da couve, farofa e laranja picada em fatias.

5. Picadinho

Sem sombras de dúvidas, o picadinho é um dos queridinhos da gastronomia paulista. Aonde quer que vá, é um prato muito fácil de ser achado.

A refeição conta com arroz e feijão carioca, fatias de carne picadas bem fininha, legumes fresquinhos e preparados ao vapor, ovo frito com gema mole, além de uma deliciosa farofa como acompanhamento.

6. Massas

A culinária italiana é conhecida principalmente pelas tradicionais e deliciosas massas. Nhoque, ravióli, lasanha, penne, rondeli... Todas as opções são saborosas e ficam melhor ainda se servidas com molho, em especial o sugo e o branco.

O Restaurante e Pizzaria Copan possui diversos tipos de molhos, como o Especial que consiste em molho branco, milho e frango desfiado e o famoso À Moda da Casa, molho branco, ervilha, champignon e presunto.

Serviço
Restaurante e Pizzaria Copan
Endereço: Edíficio Copan - Avenida Ipiranga, nº200, Loja 12
Redes Sociais: Instagram - @pizzariacopan
Site: | Telefone: (11) 32557-5245

FONTE: Assimptur Assessoria de Imprensa








Comente esta notícia