Você está aqui : Home > Notícias > Menu de fim de ano: bacalhau é opção...
22/12/2017

Menu de fim de ano: bacalhau é opção mais leve e saborosa

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hotifruti, indica os benefícios da carne que simboliza fartura para o ano novo, e dá dicas de receitas pra incluir no cardápio

Compartilhe:




Menu de fim de ano: bacalhau é opção mais leve e saborosa
Menu de fim de ano: bacalhau é opção mais leve e saborosa

Na rede, é possível encontrar a famosa Salada de Bacalhau Oba Bem Querer, além do pescado in natura, e muito mais

O ano novo vem cheio de tradições e crenças! A mais comum: comer bacalhau durante o jantar de virada de ano. “Servir esse pescado na ceia de fim de ano simboliza abundância, na China, por exemplo, comer o peixe inteiro é indispensável para quem quer garantir um bom ano do começo ao fim”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Pra quem segue essa tradição, uma boa notícia: o peixe é leve, nutritivo, saudável, e versátil, podendo ser usado em pratos que vão desde a entrada até o prato principal.

Na rede Oba, o sucesso é a Salada de Bacalhau Oba Bem Querer, que é prática para acompanhar qualquer refeição do dia a dia, além disso, ainda é possível encontrar nas unidades da marca, o pescado em versões desfiado, lombo e dessalgado.

O bacalhau é um peixe magro, com baixo teor de gorduras, e rico em proteínas, sendo composto por até 40% desse nutriente. Além das proteínas, é uma boa fonte de cálcio (importante para ossos, dentes e músculos), ferro (prevenindo anemias) e vitaminas do complexo B (relacionadas ao metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras no nosso organismo). “A vantagem do bacalhau, em relação a outros pescados, é o sabor marcante e característico, aliado à versatilidade na hora do preparo, que vai desde bolinhos, a assados e receitas cremosas”, explica Renata.

Na hora da compra, ao escolher as bandejas, a dica é observar os pedações, pois, dependendo da forma de preparo, algumas partes podem ser melhor aproveitadas ou não. O peixe também deve estar seco, sem sinais de umidade, bolores e com a carne firme ao toque, sem desmanchar facilmente. Para conservar, o bacalhau deve estar salgado. Após a dessalga, o preparo deve imediato, podendo ficar na geladeira depois de preparado por até 3 dias, sem necessidade de congelar. Caso não seja possível consumir nesse tempo, o ideal é congelar, aumentando a validade para até 1 mês.

Na hora do preparo, a melhor forma para aproveitar todos os nutrientes é assar o peixe com azeite ou cozinhar, evitando sempre as receitas que exijam fritura. “Desfiado é uma excelente forma de preparo saudável do bacalhau, que é também muito versátil, e combina com uma salada fria ou até na versão quente como escondidinho”.

Para os acompanhamentos, as melhores pedidas são: azeites, azeitonas, cebola, batata, pimentas, que trazem sabor e ampliam os nutrientes presentes na refeição.
Dica da nutri: evite temperar a carne com produtos industrializados (caldos de carnes, por exemplo) e nunca use gorduras reutilizadas, como ocorre comumente para fritar alimentos.

Só vale ficar atento: como ele é conservado com sal, pessoas com hipertensão devem preferir preparos que levem a carne dessalgada. Para as crianças, prefira também a versão desfiada, que vem livre de espinhos.

Ah, e uma ótima bebida para harmonizar a carne nas festas de ano é o espumante. Em clima de celebração, a pedida da Adega Oba, é o rótulo italiano: Piera Martellozzo 075 Carati Millesimato Extra Dry, que traz aromas de maçã dourada, pera e toques de cítricos e toranja. Saboroso, elegante, e com acidez agradável. Excelente como aperitivo, pode também abrir e fechar as refeições. Perfeito importantes ocasiões de comemoração.

Vamos às receitas?

Maionese de Bacalhau
Escondidinho de Bacalhau
Bolinho de Bacalhau Assado
Bacalhau Grelhado com Legumes e Especiarias

ObaHortifruti



@obahortifruti

FONTE: Paula Conceição Comunicação








Comente esta notícia