Você está aqui : Home > Notícias > Barman brasileiro é escolhido para a...
04/03/2015

Barman brasileiro é escolhido para a final do Diplomático World Tournament

Conhecido na noite paulistana por seus drinques autorais, Marcelo Serrano irá para a Venezuela em abril representar o Brasil no torneio que elege a melhor bebida elaborada com Rum Botucal

Compartilhe:




Barman brasileiro é escolhido para a final do Diplomático World Tournament
Barman brasileiro é escolhido para a final do Diplomático World Tournament

Na tarde da última segunda-feira (2), o bartender Marcelo Serrano foi eleito para representar o Brasil na final do Diplomático World Tournament, que pela primeira vez seleciona um profissional da coquetelaria brasileira para participar da competição internacional apresentando um drinque autoral. A última etapa do torneio vai acontecer em 15 de abril, na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, em uma disputa entre candidatos de 28 países. O Rum Botucal, usado na competição, é importado no Brasil com exclusividade pela Mr. Man.

Chefe de bar do Brasserie Des Arts, Marcelo Serrano conta que demorou para idealizar seu drinque de criação e que se inspirou no ganhador da primeira semifinal do torneio, o argentino Fabio Olivera, para conseguir chegar à receita ideal. “A partir da produção dele, eu percebi qual era o paladar dos jurados e o que eles estavam buscando. Então minha inspiração foi nos jurados também, para conquistar as pessoas que iriam julgar o coquetel. Eu pensei que teria que englobar todas as regras num coquetel só. Eu teria que alegrar todos com uma apresentação perfeita e convencer a todos de que o meu era o melhor coquetel”, disse o vencedor.

Serrano também conta que usou o conceito do inventor do rum Botucal, Tito Cordeiro, além de bitter de chocolate na receita. “Bitter é amargo, já o chocolate 99% das pessoas gostam. Por que não casar o amargo com o doce? Inclusive, o chocolate casa muito bem com o Rum Botucal, é uma junção perfeita. Precisa testar muito até chegar ao equilíbrio”, explica o barman.

Receita

Segundo Marcelo Serrano, a receita do drinque Gran Ronero, vencedor do concurso, é composta de 50 ml de Rum Botucal, para cada taça, 10 ml de Amaro San Severino, que tem toque adocicado, duas gotas de bitter de chocolate, para dar mais aroma e sabor, segundo ele. Seguindo a tendência de colocar ingredientes caseiros, o barman preparou uma receita de cerveja escura maltada, com características de café e chocolate.

“Pensei em tudo que se encaixasse. Coloquei, também, vinagre, para equilibrar a acidez, um pouquinho de açúcar, e, por fim, aromatizei o coquetel com um bitter muito bacana de camomila e mel. Depois, harmonizei com algumas amêndoas defumadas. Tudo isso foi uma junção de ideias para que, quando os jurados provassem, houvesse uma explosão de sabores na boca: defumado, rum, amargor, doce e cerveja maltada. Tudo isso é uma junção de sabores”, ressalta Serrano. A bebida será inclusa na carta de drinques do Brasserie Des Arts, bar localizado no Jardins, zona central de São Paulo.


Guia da Culinária



O finalista representará o Brasil na final internacional do concurso e irá visitar a destilaria onde a bebida é produzida, acompanhando o processo de produção e os segredos do Rum. Também irá conhecer o Morrocoy National Park e aproveitar as festas e jantares especiais nas praias e nas pequenas ilhas da cidade.

Demais competidores

A classificação dos demais bartenders que competiram nessa etapa do torneio é a seguinte: em segundo lugar Fabio La Pietra, do SubAstor; em terceiro Marcos Néia da Costa, do Lemonade Bar; em quarto Fabio Olivera, do Suri Ceviche Bar; em quinto Marcelo Vasconcellos, da Sala Especial Casa 92; e em sexto Vinícius Gomes, do Beato.

Juri

O júri escolhido para avaliar os bartenders foi composto por Diego Man, diretor da importadora Mr. Man; Derivan de Souza, bartender e mixologista há mais de 40 anos, atualmente a frente do Bar Numero; Jean Ponce, bartender e mixologista; Marco de La Roche, bartender e mixologista da Casa Café; e Cesar Adames, editor do blog Bares, Drinks e Destilados. Os especialistas avaliaram os quesitos técnicos e sensoriais dos barmen e dos drinques à base de Rum Botucal inscritos na competição.

Rum Diplomático/Botucal

O Botucal é parte da família do Diplomático, que se tornou o rum mais premiado do mundo devido aos seus sabores únicos, resultado de um processo que combina a complexidade de artesanato com técnicas modernas. A bebida é obtida a partir do melaço de cana-de-açúcar e fermentada em alambique de cobre por 12 anos. Tem aromas e sabores intensos, destacando frutas, cacau, gengibre seco, cravo e canela.

Sobre a Mr. Man

Com mais de 40 anos de mercado, a importadora Mr. Man iniciou suas atividades na década de 1970, quando Jorge Arnoldo Man chegou ao Brasil e focou sua atenção na importação de commodities. Com o passar do tempo, a Mr. Man foi atualizando cada vez mais seu portfólio e, a partir da década de 1990, passou a se dedicar a produtos relacionados à gastronomia.

Conta com três divisões: Bares (com produtos exclusivos selecionados pelos melhores bartenders), Adega (com diferentes vinhos para todos os gostos) e Gourmet (produtos gourmet para os mais exigentes paladares).

Hoje, a empresa tem o objetivo de modernizar o mercado brasileiro de bebidas e alimentos, trazendo para o país marcas líderes em seus países de origem, reconhecidas internacionalmente, de ótima qualidade e 100% exclusivas. A Mr. Man possui mais de 100 rótulos dos melhores vinhos de diferentes países, 30 fornecedores, mais de 200 produtos no catálogo e clientes em todos os canais de distribuição: supermercados, restaurantes, empórios, delicatessen, entre outros.

Mr. Man
Site:
Endereço: Rua Beatriz, 150 - Vila Madalena
Tel: (11) 3030-7100


FONTE: IDEARIA - comunicação








Comente esta notícia