Você está aqui : Home > Notícias > Embrapa lança livro com mais de 140...
10/05/2022

Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá

Contribuíram com receitas 120 pessoas, entre apreciadores de butiá, professores e alunos de cursos de gastronomia e chefs de cozinha. Foto: Gabriel Fritsch

Compartilhe:




Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá
Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá

O livro “Butiá para todos os gostos”, publicado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e que reúne 141 receitas tendo o butiá como ingrediente, foi lançado no dia 15 de março na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O livro tem tiragem impressa limitada, com distribuição dirigida para pessoas com vínculo com o butiá, mas versão digital disponível para amplo acesso ( ).

São 320 páginas com receitas tradicionais e novas de pratos doces, salgados e agridoces, além de bebidas, dos três países onde o butiá é nativo: Brasil, Uruguai e Argentina. Contribuíram com as receitas 120 pessoas, entre apreciadores de butiá, professores e alunos de cursos de gastronomia e chefs de cozinha que trabalham na linha de alimentação saudável. Foram três anos para coleta das receitas e imagens que ilustram a publicação.

“O livro busca promover o uso desse recurso da nossa biodiversidade. Os butiás são plantas ameaçadas de extinção e espécies subutilizadas, ricas em vitaminas, minerais e substâncias oxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas e a retardar o envelhecimento”, explica a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Rosa Lia Barbieri, uma das editoras técnicas da publicação.

O material é produto da Rota dos Butiazais e contou com o apoio do movimento Slow Food Brasil, que defende uma alimentação limpa, boa e justa. O patrocínio é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Transmissão de Energia Elétrica Sul Brasil S. A. (Tesb).

Confira aqui a receita de bolo de butiá ( )

Rota dos Butiazais

A Rota dos Butiazais/Red Palmar é uma rede internacional, firmada em 2015, que conecta territórios onde existe ligação cultural com os butiás para uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais. A iniciativa abriga 43 municípios no Brasil, 4 na Argentina e 6 no Uruguai, sob coordenação da Embrapa Clima Temperado.

Onde encontrar butiá?

Segundo Rosa Lia, é possível encontrar butiás para elaboração das receitas nos quintais das casas, feiras da agricultura familiar e algumas fruteiras, geralmente nos meses de março e abril. Também é possível adquirir a polpa congelada em alguns municípios que fazem parte da Rota dos Butiazais. No entanto, a pesquisadora ressalta que não é recomendado colher da beira de estradas, em função da contaminação por metais pesados pela queima dos combustíveis, nem ao entorno de lavouras onde são aplicados defensivos agrícolas.


FONTE: Embrapa Clima Temperado








Comente esta notícia